Querida Família EIPG,
Esse ano, ao completar uma década como professor de Educação Física nesta escola incrível, sinto-me profundamente grato e emocionado. Gostaria de expressar minha sincera gratidão a cada um de vocês por tornarem esta jornada tão significativa.
Ao longo desses 10 anos, fui abençoado por compartilhar experiências, risos e conquistas com alunos incríveis, colegas dedicados e uma administração que valoriza a Educação Física e o esporte. Cada aula, cada evento esportivo, e cada desafio superado foram peças fundamentais nessa jornada.
É importante ressaltar que a Educação Física desempenha um papel primordial na formação integral dos alunos, promovendo benefícios não apenas para a saúde física, mas também para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. De acordo com diversos estudiosos, como Guedes et al. (2017) e Santos e Gonçalves (2015), a inclusão da Educação Física no currículo escolar contribui significativamente para a promoção da qualidade de vida e para a construção de hábitos saudáveis desde a infância.
No aspecto emocional, a Educação Física assume uma posição crucial na promoção do bem-estar psicológico dos alunos, auxiliando na redução do estresse, ansiedade e sintomas depressivos (Morgan, 2018). As atividades físicas em grupo também contribuem para o desenvolvimento de habilidades sociais, promovendo a cooperação, o respeito e o trabalho em equipe.
A Educação Física não é apenas uma disciplina escolar, mas uma ferramenta essencial na formação de cidadãos saudáveis, competentes e socialmente responsáveis. Investir nessa área educacional é investir no futuro da sociedade.
Agradeço por confiarem em mim e nos outros profissionais para guiar e inspirar as mentes jovens ao longo desses anos, direcionando a importância da atividade física. Estou ansioso para continuar crescendo e aprendendo juntos, e peço que fiquem alertas quanto ao valor de cuidar da saúde. Que possamos continuar construindo uma comunidade baseada na aprendizagem, respeito e amor pelo movimento.
Referências:
Guedes, DP, Rocha, CM, & Guedes, JERP (2017).
Santos, CS e Gonçalves
Hillman, CH, Erickson, K.
Morgan, WP (2018).