Há mais de 20 anos, quando a EIPG foi fundada, a educação bilíngue era algo raro de se encontrar. Hoje em dia está “na moda” encontrar escolas bilíngues. Há muitas instituições oferecendo esse serviço, mas quais são alguns diferenciais na maneira que a EIPG conduz o ensino bilíngue?
100% English
Quando as pessoas viajam para um país em que não se fala o seu idioma nativo, ocorre o famoso choque cultural, uma vez que toda a comunicação tanto falada como escrita é de difícil entendimento. Muitos entram em desespero por não entenderem o que os outros estão falando. Enquanto isso, no meio desse caos, algo espetacular está acontecendo. O cérebro desse viajante está procurando caminhos para se comunicar de maneira efetiva. Ele entende que há um desafio a ser superado. Logo, o cérebro é um órgão extraordinário que foi criado para aprender idiomas.
Um grande estudioso da linguística, Noam Chomsky, acredita que o cérebro não é uma lousa em branco que precisa de muito tempo para absorver as nuances de uma língua. De acordo com a sua teoria, o cérebro vem “preconfigurado” para assimilar a língua de uma maneira ágil e eficiente, categorizando estruturas gramaticais para facilitar a comunicação. Assista uma explicação curta sobre essa teoria da educação bilíngue. (o vídeo está em inglês!) https://www.youtube.com/watch?v=7Cgpfw4z8cw&t=1s
Uma vez que entendemos a estrutura cerebral como capaz de assimilar e absorver qualquer idioma, nosso papel como educadores é estimular o aprendizado da língua ao máximo possível. Por essa razão, ministramos aulas 100% em inglês aos alunos na EIPG. Queremos antecipar o choque cultural para dentro da sala de aula, para que o cérebro de nossos alunos comece a assimilar as estruturas gramaticais. Entendemos que essa é a maneira mais rápida e eficaz de aprender o segundo idioma.
Cadê a gramática?
O inglês é uma ferramenta, que assim como qualquer outra, precisa ser utilizada constantemente para que seja produtiva. Uma faca pouco afiada não terá utilidade adequada na cozinha. Um lápis desapontado, dificulta a escrita. Da mesma forma, um inglês pouco utilizado torna-se um inglês enferrujado.
Para o inglês ser verdadeiramente um grande diferencial, é necessário que seja utilizado diariamente. A constância é a melhor professora quando o assunto é adquirir um novo idioma.
Na EIPG, os alunos são expostos ao inglês todos os dias, desde os dois aninhos, quando iniciam sua trajetória escolar, até o último ano do Ensino Médio. Por meio de aulas dinâmicas e nossa parceira International School, utilizamos maneiras de ensino que fogem da gramática tradicional.
Um dos métodos de ensino que temos visto maior resultado é o CLIL (Content and Language Integrated Learning) – que significa Aprendizado que integra conteúdo e linguagem. Ou seja, através do CLIL não ensinamos a linguagem e suas estruturas de maneira segmentada e fora do contexto. Não passamos tempo decorando tempos gramaticais e verbos regulares e irregulares. Não deixamos de ensinar esses assuntos, mas o aprendizado acontece sempre vinculado a algum conteúdo relevante aos alunos. Por exemplo, no 8º ano, mergulhamos numa revista dedicada exclusivamente para falar sobre governo e suas estruturas. Exploramos os modelos de governo de nosso país e comparamos com a de outros. Analisamos questões legais de outros países e como a lei difere do nosso. O mais fascinante é que temos todas essas discussões, pesquisas e registros em inglês. Dessa forma, os alunos são desafiados a colocar em prática a absorção do inglês, e adquirir novas palavras e estruturas gramaticais na fala e na escrita.
Ser bilingue: diferencial ou necessidade?
Recrutadores de empregos leem diversos currículos e entrevistam muitos candidatos para vagas de trabalho. Ter um inglês básico, intermediário ou fluente já está se tornando um elemento básico a todo candidato. No entanto, não há uma fórmula mágica para aprender o inglês. É necessário você passar pela fase do choque cultural, e se inserir num ambiente verdadeiramente integrado a educação bilíngue, no qual o inglês é falado 100% do tempo. Se houver constância, haverá aprendizado. Nada mágico, apenas esforço dedicado num ambiente de oportunidades para aprendizado.
Vice-Diretor da EIPG